A Empresa

A Linax é uma empresa de inovação tecnológica no ramo de destilação de óleos essenciais. A empresa é pioneira na criação de equipamentos destiladores para adaptar-se a qualquer matéria-prima, em qualquer quantidade, em qualquer tamanho de empresa. A Linax domina, ainda, a produção do linalol de manjericão (*), visando a substituição do óleo essencial da espécie em risco de extinção tradicionalmente fornecedora, o pau-rosa – uma espécie amazônica. Buscamos diminuir a depredação sobre as poucas árvores de pau-rosa hoje existentes.

O linalol especificamente é uma substância (monoterpeno) de largo emprego na indústria de cosméticos e aromas.
Hoje o mercado busca óleos essenciais produzidos a partir de plantas cultivadas através de métodos ecologicamente corretos, ou obtidos através de um manejo sustentável que não comprometa a ocorrência natural da espécie e, preferencialmente, promova o desenvolvimento da sociedade envolvida na sua exploração.
A empresa produz óleos essenciais mediante contrato (*). O resíduo das folhas destiladas é utilizado na produção de composto natural e substrato para uso na horticultura e lavouras orgânicas.
Os aromas têm a capacidade de ativar sensações junto ao sistema límbico do cérebro humano, uma região onde também se desenvolvem sentimentos. Dessa forma os cheiros são, mesmo inconscientemente, associados a emoções que colaboram na fidelidade aos mais diferentes produtos e na satisfação no consumo. Por esse motivo o consumo de produtos aromatizados, além dos tradicionais cosméticos e perfumes, tem aumentado e em conseqüência a utilização de óleos essenciais.
A Linax também realiza destilação com dornas móveis. Trata-se de uma carreta que é fechada hermeticamente e que, conectada a um ponto de vapor, faz o arraste do óleo essencial, suprimindo etapas no processo de produção. Essa tecnologia, assim como projeto e execução de destilarias de óleo essencial fazem parte do conjunto de prestação de serviços que a empresa está apta a realizar.

Consciência ambiental

Todo o resíduo ambiental é organizado de modo a prevenir danos ao meio ambiente e reutilizado sempre que possível. Não há liberação de substâncias nocivas na área da empresa.
Da biomassa gerada como resultado da extração de óleos, a Linax produz compostos orgânicos e substratos essenciais à plantação.
Um e meio hectares são dedicados à preservação do meio ambiente.
A Linax continua desenvolvendo métodos de extrair substâncias de plantas cultivadas em bons meios agrônomicos, reduzindo a pressão destrutiva que envolve outras fontes naturais de óleos essenciais.

A Linax tem como metas a extração de óleo essencial (*) através do processo de arraste de vapor, além de projetar e comercializar equipamentos destiladores aos clientes.

(*) A EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS DAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES DE PLANTAS AROMÁTICAS (manjericão, citronela, capim limão, patchouli, menta, pimenta longa, camomila, cravo, cítricos, erva baleeira, melaleuca, etc) NECESSITAM DE CONTRATOS DE LONGO PRAZO E QUANTIDADES.
Mediante contrato de fornecimento de óleo, a Linax já tem estabelecido com produtores rurais uma parceria que possibilita a produção do mesmo.Todo o cultivo, adubação, calagem, correção de solo, manejo, maneira de cortar, transporte, custos em geral da parte agrícola ficam por conta da parceira Linax/produtor. O cliente recebe o óleo pronto para consumo.

Temos toda uma assessoria agrícola que permite ao produtor trabalhar com o melhor adensamento possível, número máximo de cortes por ano, e consequentemente o melhor rendimento de óleo produzido. Buscamos sempre produtores qualificados onde no produto final as análises cromatográficas do óleo vão consolidar o nível de qualidade do produto.

E importante procurar alem de tudo, plantas de ciclo curto para breve retorno ao produtor. Cada espécie tem seu rendimento de óleo específico, assim: eucalipto (1,5%), manjericão verde (0,2%), patchouli seco (2%). O tempo de destilação varia de 1 a 2 horas na maioria das espécies citadas.
As plantas aromáticas que tem bom valor de mercado e/ou forte demanda são, entre outras: citronela, erva cidreira, patchouli, vetiver, alfazema, alecrim, eucalipto, camomila e palmarosa. São dirigidas principalmente aos mercados de cosméticos, alimentos e industrias químicas.
Óleos essenciais são conhecidos pelas suas propriedades bactericidas e terapêuticas. A qualidade do óleo produzido é fundamental: Todo lote vendido sempre é acompanhado de amostras e análises cromatográficas.

O kilo do óleo normalmente e conhecido no momento da venda, variando desde US$7 (eucalipto) à cerca de US$ 30 (em média) as demais.

Óleos de eucalipto, citriodora e cítricos em geral tem seu preços padronizados à nivel mundial. Existe mercado, mas há a necessidade de serem produzidos em larga escala. Nesse particular a Linax desenvolveu o sistema de dornas móveis, onde a destilação é feita na própria carreta, diminuindo custos e otimizando etapas do processo, uma vez que a carreta leva as folhas da lavoura para a indústria sem descarregar o material. A carreta comporta 1tn de folha por destilação.

Demais óleos aromáticos não são commodities, portanto sujeitos às dificuldades naturais de comercialização. Émuito importante nesse caso conhecer o mercado antes do inicio da produção.
Informações claras sobra a demanda de mercado devem ser buscadas antes da implementação da destilaria e da área agrícola. Em situações onde se queiram destilar pequenas quantidades de óleo, o mercado de varejo é mais tranqüilo porque os investimentos são menores. Nesse caso, inclusive pode utilizar-se de áreas próprias e adquirir uma pequena destilaria para começar o empreendimento.

A Linax desenvolve uma família completa de destilarias específicas para obtenção de óleos essenciais (todas elas 100% em aço inoxidável). Maiores informações em destiladores.

 

Para obter mais informações sobre nossos produtos e vendas, entre em contato conosco.